Share |

BE visitou 46ª Feira Internacional de Agricultura – AGRO 2013

O Bloco de Esquerda visitou hoje, 6ª feira, a AGROS 2013, no Parque de Exposições de Braga. A delegação, composta por Pedro Soares, António Lima, Adelino Mota e Diniz Pinto, foi acompanhada durante a visita pelo Diretor do PEB, Miguel Corais, que referiu a afirmação que a Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação de Braga tem vindo a adquirir na região e no setor. A vontade de internacionalização, sobretudo dirigida para os espaços da lusofonia, também constitui um objetivo do PEB.

A delegação do Bloco visitou a generalidade dos expositores e trocou impressões com os produtores. Pedro Soares manifestou apreço pela iniciativa e destacou a importância do certame para a agricultura e as atividades conexas. Referiu particular preocupação com as alterações referentes à fiscalidade para a setor, decorrente do Orçamento de Estado, que prejudicará muito os agricultores, principalmente os pequenos agricultores e a agricultura familiar que constituem a maioria do tecido produtivo agrícola.

“A obrigatoriedade de inscrição na Segurança Social e o fim do regime de isenção do IVA constitui um enorme entrave para milhares de pequenos agricultores que se poderão ver na contingência de encerrar a sua atividade”, disse o ex-presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura, “tendo em conta os baixíssimos rendimentos de milhares de pequenos agricultores.”

“A medida representa um rombo no mundo rural e na economia. A atividade da pequena agricultura não suporta este acréscimo de custos e de burocracia. Impõe-se uma moratória sobre a entrada em vigor as novas regras de fiscalidade que incindem sobre os pequenos agricultores de forma a proteger a sua atividade, a sua produção e a economia”, concluiu Pedro Soares.