
O Bloco de Esquerda visitou, na passada segunda-feira, a Escola Básica 2/3 Frei Caetano Brandão, com o objetivo de conhecer o projeto educativo e as estratégias de intervenção e integração da comunidade e divulgar o projeto de resolução que o Bloco apresentou na Assembleia da República, para a “urgente reabilitação” da escola, que foi aprovado com abstenção do PS.
Em declarações à imprensa, Joana Mortágua, deputada do Bloco na Comissão de Educação, afirmou que “a escola não apresenta condições para o projeto educativo que oferece”, enaltecendo “a boa vontade da comunidade educativa”.
A deputada critica as informações contraditórias por parte da Dgest, que “à associação de pais indica que as obras serão realizadas no âmbito do Portugal2020, mas à direação da escola indica que apenas a Escola Secundária de Maximinos será requalificada”.
A dirigente bloquista refere ainda que não compreende que “as obras não podem ser feitas em todas as escolas ao mesmo tempo”, mas exige que o Governo indique uma data concreta para o início das obras.
Joana Mortágua enalteceu ainda o projeto educativo, com destaque para o programa inclusivo, “que trabalha com uma comunidade prioritária”, tornando ainda mais urgente a dotação das melhores condições de estudo para esta população.