Share |

Bloco questiona Ministério do Ambiente sobre descarga poluente no Rio Este

Imagem de https://www.cm-braga.pt/

 Informa-se que o deputado do Bloco de Esquerda eleito pelo circulo de Braga, Pedro Soares questionou o Ministério do Ambiente sobre as recentes descargas poluentes no Rio Este. 

Desde há anos que nos têm chegado notícias de descargas ilegais neste rio. Porém, e apesar de notícias de dezenas de infracções, apelos da população aos órgãos locais, e algumas intervenções da PSP e do SEPNA, a situação parece continuar na mesma e os infractores permanecem impunes.

Nesta semana foi observada, mais uma vez, uma situação de descargas poluentes para o rio, junto à Rua 31 de Janeiro, em Braga, que indignou, mas não surpreendeu, as populações que testemunharam mais este atentado ambiental. A denúncia foi feita por volta das 9 horas do dia 9/01/2019, tendo de imediato sido alertada a Agere – Empresa Municipal e o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA).

Esta situação inadmissível dura há demasiado tempo e parece estar sem fim à vista. As populações estão, e com razão, cada vez mais indignadas com a frequência e magnitude destes atentados ambientais, sem que pareça haver uma ação eficaz das autoridades, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), da Administração da Região Hidrográfica do Norte (ARHN) e das Autarquias, principalmente da Município de Braga, troço do rio onde se têm verificado estas descargas, para que estes atentados ambientais não se repitam e sem que os autores sejam devidamente responsabilizados.

O facto é que os episódios de descargas poluentes persistem e desconhecem-se ações concretas das autoridades para colocar cobro a esta situação que se tornou recorrente.

AnexoTamanho
pergunta_ma_descargas_ilegais_no_rio_este.pdf425.01 KB