Share |

Bloco quer saber porque motivo foi destruído o Fontanário de Tenões

A Coordenadora Concelhia de Braga do Bloco de Esquerda quer que a União de Freguesias de Nogueiró-Tenões explique quais as razões que levaram à decisão de desmantelar o centenário Fontenário de Tenões, situado na Rua Entre Bouças. 

 

O Bloco de Esquerda sabe que o estado do Fontanário foi discutido numa reunião da Assembleia de Freguesia, tendo a Junta sido alertada para a necessidade de limpeza da zona envolvente, dado o excesso de vegetação.

 

Não se compreende, por isso, esta operação de desmantelamento do Fontanário, datado de 1887, e cujo conjunto em pedra aparelhada de granito tem valor patrimonial e afetivo, sobretudo para os moradores das redondezas.

 

O Bloco de Esquerda considera que a destruição de património só pode ser justificada por motivos de força maior, sendo que se desconhece que motivos são esses, pelo que aguarda que a Junta dê todas as explicações que se impõem. E caso não exista nenhum motivo, deve proceder à recolocação do Fontenário, respeitando assim a memória do lugar e a vontade dos moradores daquela zona.