Share |

Bloco lamenta cancelamento do programa "Junta de Boys" na RUM

Imagem retirada de https://pt-pt.facebook.com/juntadeboys/

A Comissão Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Braga lamenta a decisão do cancelamento do programa da Rádio Universitária do Minho - Junta de Boys. 

A comunicação desta decisão, através do seu administrador, é preocupante e consideramos que este gesto de censura dirigido a um programa é inaceitável e injustificável.

Relembramos que, em 2013, pela voz do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal, foi aprovada uma recomendação que colocou fim a um período em que a RUM foi silenciada, fruto de um diferendo com a Rádio Antena Minho. Esse acontecimento abriu um debate que enalteceu a importância da RUM, quer no meio académico quer no legado cultural e artístico que transporta desde a sua fundação.

Por todo esse legado, consideramos injustificado o cancelamento de um programa de humor, independentemente de o seu conteúdo poder ser considerado incómodo por alguns.

Num momento em que se assiste a um crescimento de uma tendência que tem como objectivo condicionar e silenciar ideias e opiniões, é preocupante perceber que a RUM cedeu.

Uma comunicação social que se pretende plural, isenta e transparente não pode, seja em que circunstância for, ceder a pressões externas ou estar subjugada a interesses de caráter político, religioso ou económico.

Queremos, por isso, acreditar que este se trata de um episódio isolado e que não irá influenciar a matriz independente a que a RUM habituou o seu vasto auditório.

A Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Braga continuará a acompanhar com muita atenção o posicionamento de alguma comunicação social local e deseja que a RUM volte a promover uma programação que se pretende livre e independente, revertendo o cancelamento do programa Junta de Boys e esperando que este volte a estar disponível na grelha de programas.