Bloco defende obras de reabilitação no Estádio 1º de Maio

O Bloco de Esquerda esteve, esta sexta-feira, no Estádio 1º de Maio, em Braga, para alertar para o estado de degradação em que se encontra aquele espaço.

A deputada do Bloco de Esquerda eleita pelo circulo de Braga, Alexandra Vieira, salientou que “há infiltrações, há zonas vedadas ao público por questões de segurança, os painéis de bronze, do escultor Barata Feio, necessitam de obras urgentes de reabilitação”.

Através da Assembleia da República, a deputada questionou o Ministério da Cultura “se tem conhecimento do avançado estado de degradação deste Estádio, considerado património municipal, e se tem algum mecanismo de forma a que a Câmara Municipal fique sensibilizada para esta questão e proceda às obras de reabilitação que são necessárias”.

A deputada regista que “este espaço, desde a inauguração do Estádio Municipal, deixou de ter qualquer obra de reparação e ficou num estado de abandono”. “Não há sensibilização, não há preocupação, não há o cuidado de preservar este espaço por parte da Câmara”, lamentou.

José Alfredo Ribeiro, membro da Assembleia da União de Freguesias de S. José de S. Lázaro, criticou ainda o encerramento, em novembro de 2019, dos balneários utilizados pelos atletas dos clubes que habitualmente treinam na pista de atletismo. “No ano passado, como as piscinas só estiverem abertas dois dias, os atletas podiam utilizar os balneários das piscinas, mas este ano, se a piscina abrir, não haverá instalações condignas para estes atletas”, referiu o autarca.

O Bloco de Esquerda considera urgente resolver as infiltrações que põem em causa a estrutura do edificado, a reabilitação dos painéis de bronze e a reposição do pórtico destruído num acidente. O partido apresentará uma proposta sobre este assunto na próxima reunião da Assembleia Municipal de Braga.

AnexoTamanho
pg1420-xiv-2_estadio_1o_maio.pdf155.54 KB