Share |

Bloco, CDU e PS unidos contra alienação da Fábrica Confiança

Dirigentes concelhios da oposição bracarense promoveram, na manhã desta quarta-feira, uma conferência de imprensa recusando a venda da antiga sabonaria Confiança. Alexandra Vieira, do Bloco de Esquerda, Artur Feio, do Partido Socialista, e Bárbara Seco, da Coligação Democrática Unitária, registam “momento único de união partidária”, com o objetivo de suspender o processo de venda da fábrica, aprovada pelo executivo PSD/CDS na última reunião da Câmara Municipal de Braga.

Em conferência de imprensa realizada à porta do imóvel, na freguesia de S. Vitor, os presentes criticaram a falta de bens culturais na cidade, particularmente nesta freguesia com mais de 33 mil habitantes. Consideram que este bem cultural era essencial para a preservação da memória da cidade e seria fundamentar para preparar a candidatura a Capital Europeia da Cultura.

A oposição criticou ainda a postura de Ricardo Rio, que negociou a compra enquanto vereador da oposição e agora estando no poder quer desfazer-se do bem. Para o BE, CDU e PS, não foram demonstradas iniciativas do executivo para obter fontes de financiamento, pelo que consideram que ainda não foram esgotadas todas as possibilidades para conseguir financiamento, lembrando que o Fundos Comunitários 2030 estarão disponíveis em breve.

Os partidos políticos apelam ao ainda à cidadania e ao apoio às outras formas de luta que estão a ser organizadas. A petição já se encontra online (aqui), havendo recolhas de assinaturas no centro da cidade no sábado à tarde e na quarta-feira ao fim da tarde. Na terça-feira, dia 2 de Outubro, pelas 21h00, será organizado um sarau cultural, com espetáculos ao vivo à porta da fábrica (Rua Nova de Santa Cruz).