
O deputado do Bloco de Esquerda, Pedro Soares, acompanhado de outros dirigentes concelhios, visitou a Escola Básica 3º e 3º Cilco Frei Caetano Brandão, em Maximinos. O objetivo da visita era conhecer a realidade daquela escola, depois do Bloco de Esquerda tomar conhecimento do mau estado das instalações, através de um protesto promovido pelos estudantes em Março.
Para o deputado à Assembleia da República, a situação verificada é “grave”, uma vez que “não existem condições mínimas de conforto” e “é evidente o mau estar que o prolongamento das condições degradadas das instalações está a provocar na comunidade escolar”.
Segundo o deputado, “é urgente um intervenção de fundo, que preveja a substituição da caixilharia, a remoção do telhado de fibrocimento/amianto, a remodelação dos equipamentos e a construção de um pavilhão gimnodesportivo”.
“Apesar das pequenas obras de manutenção promovidas pela Câmara Municipal de Braga e pela comunidade escolar no dia do voluntariado, não pode haver conformismos e mais adiamentos inadmissíveis em relação a esta situação inaceitável”, acrescenta o deputado bloquista.
Neste sentido, o Bloco de Esquerda vai levar este assunto à discussão na Assembleia da República, tendo entregue um projeto de resolução que recomenda ao Governo que tome as medidas necessárias para a rápida reabilitação da escola.
A Escola Básica 3º e 3º Ciclo Frei Caetano Brandão tem cerca de 500 estudantes e está integrada no Agrupamento de Escolas de Maximinos, com cerca de 1600 estudantes.