Share |

Corrida do Porco Preto é uma iniciativa lamentável

Foto do blog Alfarrábios de Braga

A Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Braga vem desta forma mostrar-se solidária para com o movimento espontâneo de cidadãos que foi criado depois de a Câmara Municipal de Braga, através da Comissão de Festas de S. João, ter anunciado a alegada recuperação de uma tradição “perdida no tempo”, a “corrida do porco preto”.

Uma petição pelo cancelamento da “corrida do porco preto” nas Festas de S. João em Braga já conseguiu mais de 3500 assinaturas em pouco mais de quatro dias, sendo demonstradora de que os bracarenses não se reveem neste infeliz e ridículo evento.

A promoção da “corrida do porco preto” evidencia uma constrangedora falta de imaginação por parte do Executivo municipal, mesmo dizendo que é “à moda de Braga”, em criar novos e atraentes eventos para as Festas de S. João. A indignidade que é infligir maus tratos sobre animais para divertimento humano devia encher este Executivo municipal de vergonha.

Esta lamentável iniciativa coloca em causa a imagem de Braga como cidade moderna e respeitadora da Declaração Universal dos Direitos dos Animais, só a podendo ridicularizar e prejudicar em termos da sua promoção nacional e internacional.

O Bloco une-se a todos os esforços da cidadania bracarense para exigir o cancelamento da “corrida do porco preto” e utilizará todos os meios disponíveis para que tal corrida não se realize, de modo a que o São João continue a ser a festa maior dos bracarenses com todas as boas tradições que fazem dessa quadra uma das mais especiais na memória colectiva da cidade.