
O Bloco de Esquerda esteve na passada quarta-feira, dia 18 de dezembro, com as crianças, pais, educadores, moradores e trabalhadores do Centro Social da Paróquia de Nogueira numa manifestação, a exigir que o espaço verde anexo ao Centro Social seja protegido face ao plano de expansão do Hospital Privado de Braga.
O projeto prevê a construção de um parque de estacionamento na zona de Reserva Ecológica Natural (REN). Este ocupará um espaço utilizado pelas crianças e outros utentes do centro, onde se realizam atividades de lazer e convívio ao ar livre. Além disso, prevê o abate de várias árvores, o que afetaria o curso ecológico de uma ribeira e traria danos irreversíveis para o solo, devido à sua impermeabilização.
O Bloco de Esquerda está preocupado com a situação e considera que estes terrenos devem ser mantidos na esfera da Reserva Ecológica Nacional, principalmente numa cidade com falta de espaços verdes que possam ser utilizados pela população. A autarquia deveria esforçar-se na criação de mais espaços verdes, e não permitir que os já existentes sejam retirados à comunidade.
Se a preocupação são os transportes para o novo Hospital Privado, há carreiras da TUB que servem a instituição, e se as mesmas são insuficientes, a autarquia deveria fazer o ajuste em conjunto com a TUB. Daí que os serviços de transporte urbanos devam ser mantidos na esfera pública – para servir as populações.
Fora que a construção de um novo parque de estacionamento só incentivará ao uso do automóvel particular, o que irá aumentar o trânsito e ruído, e diminuir a qualidade do ar e de vida dos moradores.
Em relação ao Executivo Municipal, o Bloco de Esquerda pretende que rejeite a construção do parque de estacionamento numa área florestal protegida, impermeabilizando uma zona de infiltração máxima, numa cidade onde já existem tantos problemas com cheias.