Share |

Variações – Cultura Emergente: artistas bracarenses juntos para um dia de festa

Concerto de Bed Legs (Foto de Rui Portelinha)

O I Festival VARIAÇÕES – Cultura Emergente, juntou, no passado sábado, artistas de vários géneros musicais, para um dia de festa na Avenida Central, em Braga.

O VARIAÇÕES – Cultura Emergente, cujo mote é celebrar a cultura, em todas as suas vertentes, foi uma iniciativa promovida pelo Bloco de Esquerda, com o objetivo de dar palco aos artistas locais. A iniciativa contou com a participação de 8 grupos musicais e largas centenas de espetadores.

A abertura foi da responsabilidade dos iPUM, um grupo de percussão nascido na Universidade do Minho, que utiliza instrumentos tradicionais do Minho, como bombos, timbalões, caixas e gaitas-de-foles. Seguiram-se Juliana Ramalho e Catarina Silva, com cancioneiro popular português. A tarde terminou ao som de Felipe Breier e Juliana Guimarães, dueto brasileiro radicado em Braga, que trouxeram música popular e de intervenção.

À noite, o VARIAÇÕES abriu com os Travo, quinteto de rock psicadélico, seguindo-se de Nyx Kaos, que agrega canto lírico com música eletrónica, e Quadra, que apresentaram o álbum “Cacau”. Os Grandfather's House trouxeram ao público o rock mais alternativo. Os Bed Legs foram os responsáveis pelo encerramento da noite. A banda apresentou o novo álbum aos bracarenses num concerto muito animado, que no fim deixou os espetadores a pedir mais.

Para Alexandra Vieira, dirigente concelhia e distrital do Bloco de Esquerda, esta iniciativa surge pela dificuldade que os artistas e produtores culturais bracarenses têm em mostrar o seu trabalho localmente. Por isso, Pedro Soares, deputado do Bloco de Esquerda, garante que o compromisso do Bloco é continuar a dinamizar culturalmente a cidade, mostrando que é possível fazer-se um grande festival com artistas locais.