Bloco exige mais investimento em cultura no próximo orçamento

Pedro Soares, deputado do Bloco de Esquerda pelo circulo de Braga, acompanhado por dirigentes concelhios dos BE Braga, visitaram, na tarde desta segunda-feira, o Museu dos Biscainhos, em Braga, e conversaram com senhora diretora dos museus dos Biscainhos e D. Diogo de Sousa. O encontro tinha como objetivo perceber as dificuldades no setor da cultura.

Segundo Pedro Soares, a cultura enfrenta “graves constrangimentos” devido à “escassez de recursos cada vez mais evidente”. O deputado destacou a existência de 5 vínculos precários ainda por resolver, pelo que irá “pedir explicações pelo atraso no PREVPAP à comissão de avaliação”, que será ouvida na Assembleia da República a pedido do BE.

O deputado bloquista afirmou ainda que “é preciso que os museus disponham de meios financeiros e humanos que permitam a necessária conservação do património histórico do país”, e assegurou ainda que o BE, na discussão do próximo Orçamento de Estado, vai exigir que à cultura seja alocado pelo menos 1%.