Share |

Bloco defende fim do Bairro do Picoto

O terceiro candidato do Bloco de Esquerda ao Parlamento Europeu, Sérgio Aires, acompanhado por outros candidatos ao Parlamento Europeu, esteve, na tarde desta terça-feira, de visita ao Complexo Habitacional do Picoto, onde se inteirou das condições daquele bairro.

Sergio Aires critica a existência de um "bairro étnico", que "promove a segregação e atenta aos valores da europa, que deve ser solidária e inclusiva". Confrontado com as dúvidas sobre a propriedade dos terrenos, o candidato bloquista refere que "ha sempre dúvidas sobre a propriedade dos terenos quando não se quer resolver os problemas", acrescentando que esta situação veifica-se também noutos bairros do país.

O ex-presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza é perentório em afirmar que "reabilitação não" e defende que a comunidade seja ouvida para se encontrar uma solução.  "Estas populações não podem viver estigmatizadas e guetizadas em bairros que não tem qualquer ligação à zona urbana da cidade", acresencta.

Questionado pelos jornalistas, o presidente da comissão de moradores salienta que a comunidade quer o realojamento em outras zonas da cidade, para "reintegrar estas pessoas e desmistificar alguns mitos assciados aos ciganos".