Share |

BE quer esclarecimentos sobre a situação do parque infantil e dos campos de jogos no Bairro Carandá

Exmo Sr. Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Braga

(São José de S. Lázaro e de S. João do Souto)

O Bloco de Esquerda vem pedir a V. Exª que esclareça a situação do parque infantil e dos campos de jogos situados no Bairro Carandá, entre as ruas Araújo Carandá e Arnaldo Gama.

Os moradores deste bairro verificam que o espaço destinado às atividades lúdicas desportivas estão desde há muitos anos degradados sem qualquer manutenção, sem reposição do material inicialmente lá colocados, sem limpeza o que torna incompatível o uso para que foi destinado. Os moradores não só constatam o estado degradado e abandono em que se encontra este recinto, como também, não verificam qualquer tentativa de resolução para esta situação e nunca lhes foi comunicado qual a justificação para este desprezo.

No que se refere ao parque infantil, esteve também anos sem qualquer manutenção e sem os cuidados de limpeza, mas foi sendo utilizados pelas crianças que habitam nas proximidades. A importância deste equipamento não é só pela oportunidade de permitir vivências de atividades lúdicas e físicas, como de destreza, equilíbrio, agilidade, e outras, mas também, por permitir e contribuir para um convívio inter-racial salutar, pois é um bairro com moradores de diversas origens.

Antes das eleições houve uma pequena reparação num aparelho do parque, após uma solicitação de uma moradora. Após as mesmas, todo o material dos aparelhos foi recolhido, o piso levantado e ficaram vestígios no solo da pavimentação existente. Nestas condições ficaram os seus utilizadores sem o material e com o piso irregular, impróprio para movimentações livres, porque proporciona quedas.

Apesar de ter passado meses, não se vislumbra qualquer solução para estes espaços, até hoje não houve qualquer esclarecimento aos moradores por parte de quem retirou os materiais, da Câmara e da própria Junta de Freguesia, que deve estar mais próxima dos cidadãos.

Não se compreende terem finalmente reparado o material avariado para passado poucas semanas fazerem a remoção de tudo, não se compreende ao retirarem os aparelhos e o piso de proteção deixarem o solo com vestígios e irregular e finalmente, não se compreende que não haja qualquer informação, como exige a legislação quando existem obras na via pública.

Neste sentido, o Bloco de Esquerda vem pedir a Vª Exª que interceda junto dos departamentos da autarquia para esclarecer;

1 - Qual o motivo para este procedimento, retirada do pavimento e aparelhos do parque infantil?

2 – Porque não informaram os moradores?

3 – Se vão ouvir previamente os moradores para a recuperação dos espaços?

4 – Para quando e que materiais vão ser colocados?

Braga,27 /12/2017

O Representante do Bloco de Esquerda

(José Alfredo Gomes Ribeiro)