Share |

Grupo Parlamentar questiona encerramento de EB1 de Vilaça

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, através do deputado Luís Fazenda, acaba de endereçar uma pergunta ao Governo, relativa à ameaça de encerramento que continua a pairar sobre a Escola EB1 de Vilaça (Braga), apesar desta cumprir os critérios impostos pelo próprio Ministério da Educação, relativamente ao número de alunos.

A Coordenadora Concelhia do BE repudia a forma pouco dignificante como o Ministério da Educação parece comportar-se, ao fazer telefonemas à sucapa, para uma divisão da Câmara Municipal de Braga, dando ordens para serem retirados os equipamentos informáticos daquela Escola!

Esta falta de respeito institucional, deveria, aliás, na opinião do BE, merecer uma atitude mais vigorosa da autarquia, que não pode permitir que o Ministério da Educação dê ordens na sua própria casa, violando, inclusivamente, os canais formais, ao passar por cima dos responsáveis políticos, no caso vertente, da vereadora da Educação.

Deplorável é também o facto dos pais estarem a receber comunicação no sentido de matricularem os seus filhos noutras escolas, alegando que Vilaça vai mesmo fechar, mas sem que ninguém dê a cara por esta informação.

O BE considera que o Ministério da Educação tem de parar de brincar com a vida dos pais e alunos de Vilaça e, em vez de mandar surripiar computadores, deveria era garantir, de uma vez por todas, que a escola se manterá aberta, de acordo com as regras que ele próprio determinou.
O BE considera ainda que também já é tempo de a Câmara Municipal de Braga defender os interesses da população do Concelho, em vez da postura subserviente com que se apresenta, sempre que é necessário discordar e afrontar o Governo, mesmo quando este decide de forma absurda, como é este caso.

Finalmente, o BE mostra-se solidário com a manifestação que a comunidade escolar marcou para a próxima segunda-feira, em defesa da sua escola e contra esta incompreensível atitude do MEC , que desrespeita as suas próprias regras.

AnexoTamanho
pergunta_eb1_vilaca_braga_mec.pdf354.54 KB