Share |

Bloco defende reabertura em Setembro da Escola de Vilaça

Não Fechem o Páis - Escola de Vilaça
Ricardo Rio tem responsabilidades políticas no caso da EB de Vilaça

Uma escola básica com 22 alunos inscritos e que prevê aumentar para 26 no ano letivo seguinte, com um desempenho reconhecidamente positivo, é uma das que o Governo em acordo com a Câmara Municipal de Braga colocou na lista das 311 a fechar no país. Trata-se da EB de Vilaça, na União de Freguesias de Vilaça e Fradelos. O Bloco esteve na escola, falou com o presidente da Junta, Manuel Martins, e com pais de alunos, exigiu o não encerramento daquele estabelecimento e responsabilizou o Governo e Ricardo Rio pela situação criada, verdadeiramente absurda.

Perante os protestos dos autarcas da freguesia e dos pais dos alunos na última Assembleia Municipal, a Câmara foi obrigada a anunciar que iria ponderar a questão e procurar falar com o Ministério da Educação. Até ao momento nada há de concreto. Foi pena que a Câmara tivesse acordado tarde para o problema e tivesse permitido a inclusão da EB de Vilaça na lista das escolas a abater pelo Ministério da Educação.
Pior do que um governo desligado das realidades locais, só um presidente de Câmara que não assume a defesa dos seus munícipes e vai cegamente atrás das metas do Governo. Foi o caso de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, eleito pela coligação PSD/CDS, e que não quis ou não soube acautelar a defesa do que era evidente ter de ser defendido, mesmo que isso implicasse estar contra os desejos do governo do seu partido.

O Bloco está solidário com a Junta e com a população em defesa da escola. Pedro Soares manifestou essa solidariedade ativa ao presidente da Junta e aos pais presentes na iniciativa do Bloco frente à EB de Vilaça e declarou que o Bloco defenderá na Assembleia da República a reabertura dos processos de encerramento de todas as escolas que estejam a ser alvo de contestação por parte das respetivas autarquias e associações de pais.

Na rede exterior da EB de Vilaça foi colocada por ativistas da Concelhia de Braga do BE uma faixa com a frase “Não fechem o país – sem escola não há futuro”.